terça-feira, 11 de agosto de 2015

Pesquisa mostra que apoio a Donald Trump se mantém firme após debate

Pré-candidato manteve 24%, enquanto Jeb Bush caiu cinco pontos.
Apesar de polêmicas, empresário lidera pesquisas entre republicanos.

Da Reuters
Donald Trump participa do Family Leadership Summit, em Ames, Iowa, no dia 18 de julho (Foto: Scott Olson/Getty Images/AFP)Donald Trump participa do Family Leadership Summit, em Ames, Iowa, no dia 18 de julho (Foto: Scott Olson/Getty Images/AFP)
O apoio dos republicanos dos Estados Unidos ao magnata do setor imobiliário Donald Trump se manteve firme após o debate presidencial televisionado da semana passada, no qual ele enfrentou rivais e moderadores, de acordo com uma pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta segunda-feira (10).
Trump liderou entre os 17 pré-candidatos republicanos para a eleição de 2016 com o apoio de 24 por cento dos eleitores republicanos, mesmo nível que obteve antes do embate da quinta-feira passada.
Seu adversário mais próximo, o ex-governador da Flórida Jeb Bush, vem bem atrás com 12 por cento, queda em relação a 17 por cento antes do debate. Nenhum outro pré-candidato conseguiu mais de 8 por cento na pesquisa feita pela Internet entre o fim do evento de quinta-feira e o domingo.
Também apresentador de um reality show, Trump vem sofrendo muitas críticas pelos seuscomentários cáusticos sobre Megyn Kelly, âncora do canal Fox News, durante e depois do debate, e foi desconvidado de um encontrode ativistas conservadores no Estado da Georgia no fim de semana depois de dizer que Megyn, que ajudou a moderar o programa, tinha "sangue saindo de vocês sabem onde".
O empresário vem criando polêmica desde que entrou na corrida presidencial com vistas à indicação republicana para a votação de novembro do ano que vem.
Seus comentários grosseiros sobre imigrantes mexicanos atraíram repúdio generalizado e levaram alguns parceiros comerciais a cortar os laços com ele. Sua briga com o senador do Arizona, John McCain, candidato republicano à Presidência em 2008, revoltou muitos membros do Partido Republicano.
Mas o drama em andamento pouco afetou o apelo de Trump junto ao eleitorado menos abastado e de inclinação mais conservadora, que afirma que seu estilo desbocado é necessário para sacudir um sistema político excessivamente cauteloso e que sua enorme riqueza pessoal o ajudaria a resistir às influências corruptoras.
O levantamento on-line com 278 autointitulados republicanos tem uma margem de erro de 6,7 pontos percentuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário