quinta-feira, 16 de julho de 2015

Sonda New Horizons, da Nasa, fez mais de 1.200 fotos de Plutão

Primeiras fotos de alta resolução foram divulgadas nesta quarta-feira.
Agência diz que equipamento analisa região ao redor de planeta anão.

Do G1, em São Paulo
Nasa, agência espacial americana, divulgou no Twitter na manhã desta quinta-feira (16) que a sonda New Horizons captou mais de 1.200 fotos de Plutão durante sua passagem pelo planeta anão e agora tenta registrar mais detalhes sobre a região, nos confins do Sistema Solar.
Na última terça (14), o equipamento, que viaja pelo espaço há mais de nove anos, atingiu a distância mais próxima de Plutão, 12,5 mil quilômetros. O feito ajudará cientistas a descobrir mais detalhes sobre o corpo celeste e o chamado Cinturão de Kuiper.
As primeiras imagens foram divulgadas em uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta e mostram as luas Hidra e Caronte. Em seguida, a equipe da New Horizons mostrou uma foto em alta resolução da superfície de Plutão, que revelou a existência de montanhas.
Os cientistas disseram ainda que o "coração" visto na superfície do planeta anão agora tem um nome. A área foi batizada de Tombaugh Regio, em homenagem a Clyde Tombaugh, astrônomo que descobriu Plutão em 1930. A New Horizons viaja pelo espaço carregando as cinzas de Tombaugh, além de outros itens, como duas bandeiras americanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário