quinta-feira, 16 de julho de 2015

Trens param na estação de Gramacho, RJ, e passageiros protestam

Sinalização não estaria funcionando e circulação foi interrompida.
Estação ficou lotada; pedras e madeiras foram colocadas no trilho.

Do G1 Rio
A paralisação de trens na estação de Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, revoltou os passageiros na manhã desta quinta-feira (16). De acordo com a Supervia, concessionária responsável pelo transporte, as composições não estavam saindo de Gramacho em direção à Central do Brasil devido a um problema de sinalização na via que foi detectado às 7h30. Por volta das 8h50, as partidas eram realizadas da estação Corte 8.
Vários usuários invadiram os trilhos, colocaram pedaços de madeiras e pedras no caminho, como mostraram as imagens enviadas pelo Whatsapp do RJ. O pedreiro Márcio Silva contou ao G1 que estava indo para o trabalho, em Bonsucesso, quando começou a confusão na estação de Gramacho. Às 9h, ele disse que caminhava pela linha em direção a Duque de Caxias para tentar pegar um trem.
“Agora estou andando no meio da linha. Ninguém deu informação, não tem ninguém para ajudar, tem pessoas passando mal. Só chegou aqui [estação] policial com fuzil. Ninguém depredou nada, nenhum trem, as pessoas simplesmente só bloquearam a linha”, contou Márcio Silva.
Bombeiros do quartel de Duque de Caxias e Campos Elísio foram acionados. De acordo com a corporação, até as 10h três pessoas foram socorridas. Duas vítimas sofreram mal súbito e outra caiu da plataforma da estação de Gramacho. Neste mesmo horário, não havia informações sobre o estado de saúde das vítimas.
Devido a problemas na sinalização, a estação de Belford Roxo também estava lotada de passageiros por volta das 8h30. De acordo com uma passageira, a Supervia informou o problema por meio do alto falante. Ainda segundo ela, o transporte não circulava há mais de uma hora.
Passageiro de trem passa mal em estação de trem (Foto: Reprodução/GloboNews)Passageiro de trem passa mal em estação de trem
(Foto: Reprodução/GloboNews)
Em nota, a Supervia informou que técnicos estão nos locais realizando os reparos necessários e que os passageiros estão sendo avisados da situação pelos canais de comunicação da empresa. Às 9h40 o ramal de Gramacho operava com os intervalos irregulares e o ramal de Belford Roxo com atrasos. Já o ramal de Saracuruna estava suspenso.
SuperVia pode ser multada
Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) abriu um boletim de ocorrência para apurar as causas de um problema de sinalização que afetou a operação nos ramais de Saracuruna, Guapimirim e Vila Inhomirim.
Técnicos da agência reguladora foram deslocados para o local da ocorrência para dar início ao trabalho de apuração. A Agetransp também vai avaliar o atendimento prestado aos usuários pela concessionária SuperVia e os procedimentos adotados para o restabelecimento da normalidade na operação. A concessionária poderá ser multada.
De acordo com o secretário Estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, afirmou que o problema da sinalização estava resolvido às 10h05. Ele afirmou que era necessário apenas os usuários desocuparem a linha férrea para a circulação voltar ao normal.
"O governo do estado determinou o absoluto rigor na apuração das causas deste incidente e uma punição severa da concessionária, uma vez que milhares de passageiros da Baixada Fluminense foram prejudicados", relatou Osório.
Um problema na sinalização interrompeu a circulação no Ramal Saracuruna, atingindo outros dois e provocando enormes atrasos. Revoltados, passageiros invadiram os trilhos e tentaram impedir a circulação nas linhas que não foram afetadas (Foto: Carlos Moraes/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)Um problema na sinalização interrompeu a circulação no Ramal Saracuruna (Foto: Carlos Moraes/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)
Metrô
Os passageiros do metrô também enfrentaram problemas com o transporte na manhã desta quinta. Por volta das 7h a linha 1 do metrô estava com os intervalos irregulares devido a um problema de sinalização na estação Cardeal Arcoverde, em Copacabana, na Zona Sul. De acordo com o MetrôRio, a circulação foi normalizada por volta das 8h30.
Segundo dia seguido de problemas no transporte
O problema com o trem não foi o primeiro que o carioca precisou enfrentar nesta semana. Na quarta-feira (15) um acidente na Ponte Rio-Niterói provocou um longo congestionamento durante a manhã.
  •  
Barca bate em mureta (Foto: Matheus Rodrigues/G1 Rio)Barca bate em mureta da Praça XV
(Foto: Matheus Rodrigues/G1 Rio)
Para amenizar o problema, uma barca extra foi colocada para suprir o aumento da demanda de passageiros. Mas a barca Boa Viagem, que saiu às 9h de Niterói com destino ao Rio, bateu em uma mureta da Praça XV após apresentar um problema técnico durante sua atracação — 15 pessoas ficaram feridas e três delas continuavam internadas na manhã desta quinta-feira.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 RJ ou por Whatsapp e Viber.
Estação ficou lotada; pedras e madeiras foram colocadas no trilho. (Foto: Reprodução/TV Globo)Estação ficou lotada; pedras e madeiras foram colocadas no trilho. (Foto: Reprodução/TV Globo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário