segunda-feira, 1 de junho de 2015

Cantareira começa mês de junho com chuva e nível dos reservatórios sobe

Manancial usa volume morto e chuva esperada no mês é de 58,5 mm.
Entre demais sistemas, apenas o Rio Claro também subiu.

O Sistema Cantareira começou o mês de junho com chuva e elevou seu nível de 19,6% para 19,8% entre o domingo e esta segunda-feira (1º). O dado é divulgado diariamente pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
O manancial, que abastece 5,4 milhões de consumidores na capital, registrou 9,7 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. E a previsão é que o conjunto de represas receba 58,5 mm até o final do mês.
Apesar da alta, os reservatórios tiveram déficit de água no mês de maio, passado de 19,9% para 19,6%, e a situação ainda é crítica. A estação chuvosa terminou com apenas a segunda cota do volume morto recuperada.
Entre os demais sistemas, apenas o Rio Claro também subiu. Alto Tietê e Alto Cotia ficaram estáveis e o Guarapiranga caiu.
Índices
O índice de 19,8% do Cantareira divulgado pela Sabesb considera o cálculo feito com base na divisão do volume armazenado pelo volume útil de água.

Após ação do Ministério Público, aceita pela Justiça, no entanto, a Sabesp passou a divulgar outros dois índices para o Sistema Cantareira.
O segundo índice leva em consideração a conta do volume armazenado pelo volume total de água do Cantareira. Nesta segunda-feira, o índice era de 15,3.

O terceiro índice leva em consideração o volume armazenado menos o volume da reserva técnica pelo volume útil. Neste domingo, o índice era de -9,5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário