segunda-feira, 15 de junho de 2015

Coronavírus Mers mata 16 pessoas na Coreia do Sul

Contágios pela doença já passam de 150 no país.
Mais da metade das pessoas se contaminou em hospitais.

Da France Presse
Estudantes aguardam para medir a temperatura em medida de controle para o contágio do coronavírus Mers na Coreia do Sul nesta segunda-feira (15) (Foto: Han Sang-kyun/Yonhap/Reuters)Estudantes aguardam para medir a temperatura em medida de controle para o contágio do coronavírus Mers na Coreia do Sul nesta segunda-feira (15) (Foto: Han Sang-kyun/Yonhap/Reuters)
Infográfico - Entenda a Mers (Foto: Infográfico/G1)
O governo da Coreia do Sul anunciou nesta segunda-feira (15) mais uma morte e cinco novos casos de infecções pelo coronavírus Mers, em uma epidemia que já provocou 16 óbitos e deixou o país em alerta, com 5.200 pessoas em quarentena.
A mais recente vítima fatal é um homem de 58 anos, que sofria de diabetes, informou o ministério da Saúde, que contabiliza 150 infectados, 17 deles em condição instável.
A Coreia do Sul é o segundo país mais afetado pela epidemia, atrás apenas da Arábia Saudita, onde o primeiro sul-coreano contraiu a doença em maio.
O homem de 68 anos propagou a doença depois de visita quatro centros médicos, nos quais pacientes e profissionais da área da saúde foram infectados, o que gerou forte críticas às autoridades.
Segundo uma equipe da Organização Mundial da Saúde (OMS) que visitou Seul, o foco representa um desafio "complexo" e mais casos devem ser registrados.
O coronavírus Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), contra o qual não existe tratamento nem vacina, apresenta uma taxa de mortalidade de quase 35%, segundo a OMS.

Reunião de emergência
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse neste fim de semana que vai fazer uma reunião de emergência na terça-feira (16) para avaliar o surto, descrito pela entidade como "grande e complexo".
A agência de saúde da ONU disse que mais casos devem ser esperados, mas que a doença encontra-se confinada em hospitais, com nenhum sinal de que tenha se espalhado pela comunidade.
Também não há indicação de que o vírus da Mers encontrado na Coreia do Sul tenha se modificado e se tornado mais transmissível.
A Mers é causada por um coronavírus da mesma família que causa a Sars, e é mais letal, embora não se espalhe tão facilmente, ao menos por enquanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário