terça-feira, 2 de junho de 2015

RJ registra oficialmente o primeiro caso de transmissão de zika

Sintomas são parecidos com os da dengue e dificultam diagnóstico.
Subsecretário ressalta importância de atendimento e medicação adequados.

O primeiro caso de zika — a nova doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti — foi registrado neste fim de semana no estado do Rio de Janeiro. Os sintomas da dengue e da zika são bem parecidos: febre, dores no corpo, dor nas articulações, manchas vermelhas, mas o vírus zika também provoca vermelhidão nos olhos.
Segundo o subsecretário Estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, os sintomas parecidos dificultam os próprios diagnósticos dos médicos. “Essa é uma preocupação para a gente não negligenciar aqueles casos de dengue que cursam com uma letalidade maior. É importante ter clareza no diagnóstico e, na dúvida, trata como dengue”, afirmou o subsecretário.
O caso identificado no final de semana foi diagnosticado através de um exame laboratorial. “A confirmação chegou no domingo (31) à noite, confirmado o primeiro de zika com transmissão aqui no estado do Rio de Janeiro. Não havia antecedente de viagem e evoluiu clinicamente muito bem”, contou Chieppe.
De acordo com o subsecretário, apesar da letalidade não ser como a da dengue, é importante buscar um serviço de saúde para buscar o tratamento apropriado. “O tratamento é o tratamento de suporte com base nos sinais e sintomas. E como não tem a letalidade da dengue, não é necessário aquela hidratação tão vigorosa como a dengue”, afirmou Chieppe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário