terça-feira, 2 de junho de 2015

Suspeito de esfaquear estudante em trem é preso na Baixada Fluminense

Criminoso foi preso na casa de um parente, em Comendador Soares.
Michael Douglas Gonçalves da Silva teve prisão temporária decretada.

Policiais civis prenderam na manhã desta terçã-feira (2) Michael Douglas Gonçalves da Silva, suspeito de esfaquear o estudante Pedro Arthur Britto Santa Cruz, dentro de um trem, no sábado (30). De acordo com a polícia, o suspeito foi preso na casa de um parente em Comendador Soares, Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Michael Douglas será levado para a Cidade da Polícia, no Jacaré, onde será apresentado para a imprensa.
Na segunda (1º), o Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decretou a prisão temporária por 30 dias do criminoso. Na decisão, o juiz Paulo Feijó ressaltou que o crime praticado é de extrema gravidade: "a vítima foi agredida por facadas em tentativa de roubo, em prática que vem se expandindo e gerando grande apreensão à sociedade, devendo haver especial atenção do Poder Público na repressão a este tipo de conduta".
Na noite de domingo (31), a delegada Cristiane Carvalho, da 24ª DP (Piedade), no Subúrbio do Rio, apresentou no plantão judiciário o pedido de prisão temporária de Michael Douglas.
A polícia recebeu uma denúncia anônima de que o suspeito é conhecido como MK. No cruzamento de dados, a delegada conseguiu identificar o jovem. Ele tem 19 anos e cinco passagens pela polícia por tentativa de roubo, furto, ameaça e lesão corporal. Segundo a delegada, ele já foi preso por furto e estava em liberdade desde novembro de 2014.
"É uma pessoa que tem um perfil violento, uma personalidade distorcida e desproporcional e tentou matar a vítima. Por isso, vai responder por tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte), que pode dar pena de até 15 anos de prisão. Ele já foi preso por roubo e ganhou liberdade há seis meses", disse a delegada que destacou que o primeiro crime do suspeito foi cometido quando ele tinha 17 anos, um roubo no qual ele simulou usar uma arma de fogo.

A principal testemunha do crime, que esteve na delegacia, confirmou que ninguém da Supervia ajudou o estudante Pedro Arthur Britto Santa Cruz, que levou as facadas.
Funcionários da Supervia também serão ouvidos como testemunhas. Porém, a delegada disse não tem mais dúvidas sobre a autoria do crime e afirmou que Michael Douglas estava perto de ser preso.

A Supervia informou que é a Polícia Militar que responde pela segurança dentro das estações e disse ainda que o número de policiais nas estações aumentou de 50 para 90. Ao todo eles patrulham 102 estações. Nas últimas duas semanas, 13 pessoas já foram vítimas de assalto com faca no Rio.
Coragem para 'seguir em frente'
O estudante Pedro Arthur Britto Santa Cruz afirmou ter medo de andar na rua novamente depois do assalto. “Você não pode mais vir dentro do transporte público, você não pode mais atender uma ligação perto da sua escola, na rua da sua escola. Um dispositivo que facilita a vida acaba sendo um peso na consciência, porque você acha que pode ser, a qualquer momento, agredido por isso”, questionou Pedro, ressaltando que a partir de agora tem um desejo. “Ter coragem para entrar no trem de novo para poder seguir em frente?”, disse o jovem.
Pedro também lembrou como foi o ataque. “Ele me abordou pelas costas. Inicialmente, achei que era um amigo meu brincando comigo. Aí ele me puxou pelas costas e saiu em arrastando. De repente eu estava jogado na plataforma, a porta do trem fechou, quando a porta abriu, eu voltei para dentro do trem”, lembra o rapaz.

De acordo com a direção do Hospital Salgado Filho, no Méier, Zona Norte do Rio, o estado de saúde do jovem é estável, mas ainda não há previsão de alta. Pedro levou duas facadas e passou por uma cirurgia. Segundo os médicos, uma das facadas atingiu a veia do ombro e o jovem perdeu a sensibilidade em alguns dedos das mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário