quarta-feira, 3 de junho de 2015

Veja 10 dicas para lidar com colegas de trabalho 'difíceis'

Profissional deve manter a calma e tentar ser gentil e diplomático.
Boa convivência ajuda a manter um ambiente de trabalho harmonioso.

Todos os profissionais têm colegas na empresa e sabem como a convivência é importante para ter um bom ambiente de trabalho. Mas algumas pessoas enfrentam dificuldades para lidar com outras.
Pode ser o jeito de falar, de trabalhar, de lidar com problemas ou mesmo uma falta de compatibilidade. Tudo isso pode atrapalhar, e muito, o andamento do trabalho.
Segundo Lynn Taylor, especialista em ambiente de trabalho e autora do livro "Como gerenciar um chefe com comportamento infantil e prosperar no seu trabalho", existem alguns comportamentos que podem melhorar o dia a dia no escritório ou, pelo menos, evitar o estresse entre os colegas.
Veja abaixo 10 dicas para melhorar o relacionamento com um colega de trabalho difícil:
Comece e termine a conversa de uma forma amigável e gentil. Todas as questões a serem discutidas deve ficar no meio da conversa. "Seja paciente e gentil em suas palavras. Pratique, se necessário", afirma Lynn.
 Tente ser um modelo de profissionalismos. "Você quer que a sua abordagem funcione, então é necessário ser estratégico", ressalta Lynn. O profissional também pode ter um período para 'retomar' a calma.
"Evite uma batalha de inteligência", aconselha Lynn. Também não adianta aumentar o volume da música, no fone de ouvido, ou bater no teclado enquanto digita. A melhor forma é tentar resolver o problema para ter um ambiente de trabalho harmonioso ou, pelo menos, sem brigas e disputas.
Fale com o seu colega de trabalho em um local privado para tentar evitar ainda mais atrito. "A bondade é um longo caminho que deve ser trabalhado por semanas, meses ou anos", afirma Lynn.
O profissional pode tentar antecipar o que vai incomodá-lo para contornar o problema sempre que possível. Medidas preventivas podem fazer a diferença no dia a dia de trabalho.
Todos têm o direito de falar o que sentem sem sentir remorso depois. Segundo Lynn, se o profissional for educado e compassivo na hora de conversar com o colega, ele está fazendo a coisa certa e não deve se sentir mal depois
O profissional deve ser sensível para entender que as pessoas não são perfeitas. Lynn lembra que ninguém está imune a hábitos que podem irritar os outros.
A situação de irritação pode ser uma boa oportunidade para usar o humor e tentar diminuir a tensão.
"Tente ficar otimista, apesar de loucura. Dessa forma, é mais provável que o profissional consiga algum tipo de cooperação", ressalta Lynn.
O profissional deve considerar uma pausa para mudar os ares e não se estressar com o colega em questão. "Ele deve voltar mais relaxado para continuar", diz Lynn.















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