segunda-feira, 11 de maio de 2015

Após chuva de domingo, Cantareira sobe pela primeira vez em maio


Precipitação registrada no mês é 38,7% do esperado.
Demais sistemas que abastecem a Grande SP também tiveram alta.


O nível de água dos reservatórios do SistemaCantareira subiu 0,2 ponto percentual nesta segunda-feira  (11), segundo boletim divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Agora, as represas operam com 19,7% da capacidade.
O sistema, que abastece 5,4 milhões de consumidores na capital e região metropolitana, operava em 19,9% no começo do mês e teve quatro quedas.
A chuva registrada durante o domingo (10) e nesta segunda (11), porém, foi a primeria significativa no mês. A precipitação em maio é de 30,3 mm, o equivalente a 38,7% do esperado para o mês.
Os reservatórios ainda estão em situação crítica, já que apenas a segunda cota do volume morto foi recuperada, e a estação das chuvas já terminou.
Os demais sistemas que abastecem a Grande São Paulo também receberam chuva nas últimas horas e todos tiverem elevação no volume.

Índices
O índice de 19,5% do Cantareira divulgado pela Sabesb considera o cálculo feito com base na divisão do volume armazenado pelo volume útil de água.
Após ação do Ministério Público, aceita pela Justiça, no entanto, a Sabesp passou a divulgar outros dois índices para o Sistema Cantareira.
O segundo índice leva em consideração a conta do volume armazenado pelo volume total de água do Cantareira. Neste domingo, o índice era de 15,3%.
O terceiro índice leva em consideração o volume armazenado menos o volume da reserva técnica pelo volume útil. Neste domingo, o índice era de -9,5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário