sexta-feira, 29 de maio de 2015

Ator perde 76 kg após mudar hábitos e diz que voltou a sorrir: 'Só alegria'

Thiago de Castro, 31 anos, pesava 155 kg e conseguiu chegar a 79 kg.
Ele não fez cirurgia e alcançou meta com alimentação saudável e exercícios.


O ator e cantor Thiago de Castro Camargo, de 31 anos, conta que perdeu 76 quilos após mudar de hábitos. Morador de Goiânia, ele emagreceu, sem intervenções cirúrgicas, e diz que isso o transformou em uma pessoa muito mais feliz e cheia de energia. “Antes, eu tinha vergonha de tudo e vivia escondido, apático. Eu perdi outro de mim e voltei a sorrir. Agora, minha autoestima está lá no alto e sou só alegria”, afirma.
Com 1,81 metro de altura, Thiago chegou a pesar 155 kg e a usar manequim 60. Agora, com 79 kg e calça tamanho 40, ele mostra a roupa antiga como um "troféu". “Eu guardo essa calça para nunca me esquecer das dificuldades que passei. Sempre vou pensar como gordo, e morrer de vontade ao ver uma pizza. Mas agora já sei como me controlar, e comer de tudo sem que isso me faça mal. Eu passei a controlar a comida e não mais o contrário”, diz.
Thiago conta que sempre foi gordinho, mas a situação piorou quando o pai dele morreu, em 2011. “Eu fiquei muito depressivo e descontava na comida. Além disso, fumava, fazia consumo de bebidas alcoólicas e levava uma vida totalmente desregrada e sedentária. Isso refletiu ainda mais no meu corpo”, lembra.
Ele só passou a se preocupar com a situação quando procurou um médico e ouviu que a única forma de parar de engordar era fazendo uma cirurgia de redução do estômago. “Eu o interrompi na hora e disse que não faria isso, pois era contra e que eu ia conseguir sozinho. O médico riu na minha cara e disse que sabia que em breve eu voltaria lá, pois era a única forma de emagrecer. Mas mudei de vida e nunca voltei”, comemora.
Nessa época, Thiago cantava com uma banda e trabalhava como assessor de imprensa em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. Ao pegar férias, foi ao Rio de Janeiro com um grupo de amigos para passear. Ele lembra que se apaixonou pela cidade e, ao receber uma proposta de um diretor de teatro para fazer uma peça, pensou que seguir a carreira de ator poderia ser o estímulo que ele precisava.
“Eu voltei para casa, pedi demissão do trabalho, aluguei meu apartamento, vendi meu carro e fui estudar teatro lá. Parecia loucura, mas eu achei que era a hora de seguir um sonho que eu sempre tive que era o de atuar e me preparei para isso. Porém, não imaginava que meu peso seria meu principal inimigo, pois eu tinha tudo o que precisava para ser um bom ator, menos o padrão esperado por todos”, lembra.
Sendo assim,  por conta própria, Thiago iniciou uma dieta e passou a fazer exercícios físicos. Com isso, ele conseguiu atingir 78 kg. “Mas não foi um emagrecimento saudável. Eu estava magro, mas vivia cansado, tinha olheiras, só queria ficar deitado. Estava sempre mal-humorado e não estava contente, apesar de ter perdido peso. Com isso, acabei engordando de novo até chegar a pesar 120 kg”.

Reviravolta
A nova mudança na vida do ator veio no começo do ano passado, quando ele voltou para Goiânia e foi convidado por uma colega a conhecer uma consultoria de bem-estar – uma espécie de assessoria para alimentação e suplementação saudável.

“Eu fui conhecer e não acreditei de cara, pois muita gente emagrece após fazer o consumo desses produtos. No entanto, o mais importante que aprendi foi como ter estímulo para mudar meus hábitos. Não adiantava apenas fazer exercícios e uma dieta radical, pois eu ficaria doente. Aí, passei a cuidar da minha alimentação melhor, comendo de três em três horas e a consumir muita água. Minha vida mudou”.

Com a nova rotina, Thiago voltou a perder peso e atualmente está com 79 kg. Apesar do efeito “sanfona”, ele diz que nunca fez nenhuma intervenção cirúrgica para retirar o excesso de pele.

“Como eu passei a tomar suplementos e a comer bem, minha pele voltou a ganhar elasticidade e tudo foi se encaixando novamente. Ainda tenho um pouco de estria na região da barriga, mas elas não me incomodam. Se der, um dia, até posso fazer um tratamento para removê-las. Mas perto de tudo o que eu passei, da mudança que eu tive, elas são irrelevantes”, destacou.
Oportunidade profissional
Após obter resultados positivos, Thiago viu no seu novo estilo de vida uma oportunidade profissional. Há quatro meses, passou a atuar como um consultor de vida saudável, ou coaching de bem-estar, como explica, e passou a ajudar outras pessoas a emagrecer.
Eu sou a maior vitrine que poderia ter. Aí, quando as pessoas tinham conhecimento da minha história, passavam a me pedir dicas. Eu falava com o maior prazer e vi que eu poderia passar a me dedicar a ajudar o próximo e a fazer disso minha profissão”, conta.

Sendo assim, ele começou a vender suplementos e a fazer o acompanhamento dos clientes. Além do planejamento alimentício, ele diz que ajuda as pessoas a traçar uma estratégia e a executá-la sem que seja preciso uma mudança muito radical.
“Eu converso com a pessoa e vejo onde ela quer chegar. Para isso, vemos o que ela pode fazer dentro das preferências, para que o processo de emagrecimento não se torne um sacrifício. Claro que ela terá que moderar a alimentação, mas também terá que fazer exercícios, seja ele qual for, dança, futebol, academia. O meu papel é incentivar a pessoa a continuar, não importam os obstáculos, e mostrar os caminhos para isso”.
Atualmente, ele presta consultoria para 40 clientes e diz que trabalha com o sorriso no rosto, feliz por ajudar ao próximo, e que eles são incentivos para que ele não volte a engordar. Além disso, costuma postar em sua página no Facebook mensagens e dicas para quem quer deixar o sedentarismo e a adquirir novos hábitos saudáveis.
“Eu me sinto vitorioso por ter mudado a minha situação. Mas hoje a minha maior recompensa é poder repassar isso adiante e ouvir das pessoas que eu sou um exemplo. Se eu consegui, todos conseguem”, acredita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário