sexta-feira, 22 de maio de 2015

Trânsito de SP tem leve aumento pela manhã e cai à tarde em 2015, diz CET

Média de 109 km na volta para casa este ano é 16,3% menor que em 2014.
No total do dia, lentidão caiu quase 10%, segundo dados da companhia.

Os congestionamentos diminuíram no horário de pico da tarde e tiveram uma leve alta no pico da manhã na capital paulista neste ano. E a média da lentidão, ao longo do dia, caiu quase 10%. É o que mostram dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) repassados ao G1.
De janeiro a abril deste ano, a média do congestionamento no pico da tarde foi de 109 km, 16,3% menos do que o registrado no mesmo período do ano passado – 130,25 km. O pico de congestionamento da tarde costuma ocorrer por volta das 19h. A CET monitora 868 km nas vias de São Paulo.
A lentidão à tarde caiu em várias das principais avenidas de São Paulo. É o caso das duas marginais, da Radial Leste e na Avenida 23 de Maio. Na Marginal Tietê, por exemplo, a queda foi de 32 km para 29,5 km - redução de 7,8%.
Pela manhã ocorreu o contrário, mas não na mesma proporção, já que houve apenas um pequeno aumento da lentidão. A média de congestionamento por volta das 9h chegou a 97,5 km, o que representa 2,1% mais do que os 95,5 km do ano passado.
Também houve redução dos congestionamentos na cidade se considerado o dia todo, e não apenas os picos da manhã e da tarde. No total do dia, considerando também os entrepicos, a lentidão na cidade caiu de 135,1 km para 121,7 km, uma redução de 9,9%.
A Prefeitura de São Paulo credita a melhoria no trânsito às obras de mobilidade da gestão Fernando Haddad que estariam contribuindo para a redução do uso do automóvel na cidade. Foram implantados 475,4 km de faixas exclusivas e corredores para ônibus, por exemplo. Outro investimento é em ciclovias, e a cidade tem hoje mais de 210 km. A CET diz ainda que são feitas melhorias viárias, como a revitalização semafórica.
Acidentes
O secretário dos Transportes do município, Jilmar Tatto, afirmou no final de abril que o aumento nos acidentes de trânsito em 2014 está ligado à maior velocidade dos carros. Segundo ele, o congestionamento “deixou de aumentar muito”. “As velocidades estão aumentando na cidade de São Paulo. É isso que nós estamos detectando”, afirma.
Isso teria contribuído em parte para os 1.195 acidentes fatais no trânsito de São Paulo em 2014, uma alta de 7,2% em relação ao ano anterior.
Com base em números como esse, a Prefeitura decidiu reduzir a velocidade máxima permitidaem 100 km de vias. Entre as afetadas estão as duas marginais, onde o limite vai cair de 90 km/h para 70 km/h.
Tatto também citou ampliação do uso dos aplicativos, o que teria ajudado a melhorar o tráfego na cidade e, consequentemente, aumentar a velocidade média dos veículos.

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