Avenida de SP mais letal para pedestre tem faixas apagadas e calçada estreita
Av. Marechal Tito teve 11 mortes por atropelamento em 2014.
Vídeo mostra travessia fora da faixa, calçadas estreitas e semáforo quebrado.
A Avenida Marechal Tito, em São Miguel Paulista, na Zona Leste de São Paulo, é a via mais letal para pedestres na capital paulista. No ano passado, das 15 mortes por acidentes de trânsito registradas, 11 foram causadas por atropelamentos, o que representa 73% do total de óbitos por acidentes. Os dados são da Companhia de Engenharia de Tráfego.
A única via de São Paulo com mais mortes que a Marechal Tito é a Marginal Tietê, onde 15 pessoas morreram atropeladas em 2014. No entanto, os acidentes com pedestres correspondem a 37,5% do total de óbitos na Tietê – a maioria é relacionada a batidas entre carros ou colisão com postes, guias e capotamentos. Além disso, a via expressa tem 23,5 km de extensão, enquanto a Marechal Tito tem 7,6 km. São mais mortes por menos quilômetros na avenida da Zona Leste.
VEJA AS DEZ VIAS DE SÃO PAULO COM MAIS MORTES POR ATROPELAMENTO EM 2014
| |||
---|---|---|---|
Via
|
Total de mortes
|
Mortes por atropelamento
|
% de mortes por atropelamento
|
Marginal Tietê
|
40
|
15
|
37,5%
|
Av. Marechal Tito
|
15
|
11
|
73,3%
|
Marginal Pinheiros
|
33
|
9
|
27,3%
|
Av. Senador Teotônio Vilela
|
20
|
9
|
45%
|
Av. Jacu Pêssego/Nova Trabalhadores
|
23
|
8
|
34,8%
|
Estrada de Itapecerica
|
22
|
7
|
31,8%
|
Av.Aricanduva
|
12
|
7
|
58,3%
|
Estrada M'Boi Mirim
|
21
|
6
|
28,6%
|
Av. São Miguel
|
11
|
6
|
54,5%
|
Estrada do Campo Limpo
|
9
|
5
|
55,5%
|
Fonte: CET |
O G1 percorreu a Marechal Tito na última quarta-feira (6) e constatou que os pedestres estão em situação de risco em vários trechos da via (veja no vídeo acima). A avenida tem algumas calçadas estreitas, faixas de pedestre parcialmente apagadas e locais onde as pessoas atravessam o tempo todo, mas que não têm faixa.
Os problemas aparecem logo no início da avenida, próximo à Avenida São Miguel Paulista. A calçada não tem o 1,20 m livre de obstáculos previsto em lei. As pessoas acabam andando pela rua, arriscando-se perto dos ônibus. “A calçada é muito pequena, difícil de passar”, queixava-se a auxiliar de cozinha Cristiane Silva.
Em um cruzamento perto dali, com a Rua Américo Gomes da Costa, a equipe de reportagem presenciou outro fator de risco. O semáforo para pedestres fica cerca de um minuto no vermelho, e vários pedestres decidem não esperar e caminham pela faixa quando veem que não há carros passando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário