segunda-feira, 11 de maio de 2015

Vitória dá mandato para renegociação 'dura' com UE, diz Cameron

Premiê conseguiu maioria surpreendente na votação da semana passada.
Questão da Europa é uma das que dividiu seu partido.





O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse nesta segunda-feira (11) que renegociar a relação britânica com a União Europeia será difícil, mas que a vitória decisiva na eleição da semana passada reforça o seu mandato.
"Nós temos um mandato, será difícil, obviamente, mas temos um mandato", disse Cameron a repórteres antes de primeiro encontro com legisladores no Parlamento desde a vitória na eleição.
Cameron, que conseguiu uma maioria surpreendente na votação da semana passada, prometeu renegociar os laços com a UE antes de realizar um referendo sobre a permanência da Grã-Bretanha no bloco até o final de 2017.
A questão da Europa é uma das que dividiu seu partido antes e levou à queda de dois antecessores, Margaret Thatcher e John Major, e Cameron está empenhado em assegurar que alguns de seus parlamentares céticos não se rebelem.
Desde sua reeleição, Cameron telefonou para alguns líderes europeus para discutir a planejada renegociação britânica, a qual disse que estará a caminho em breve.
Ele recebeu um impulso nesta segunda-feira, quando o ex-presidente da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso disse que Cameron estava em uma posição mais forte para reformular os laços da Grã-Bretanha após ser reeleito, e o bloco iria dar-lhe um pouco do que deseja.




Nenhum comentário:

Postar um comentário