segunda-feira, 15 de junho de 2015

Vaticano terá 1º julgamento de clérigo acusado de pedofilia no próximo mês

Julgamento de clérigo polonês começará no dia 11 de julho. 
Papa aceita renúncia de bispos acusados de proteção a pedófilos.

Da AFP
Foto de arquivo de 12 de agosto de 2011 mostra Jozef Wesolowski, ex- núncio do Vaticano em Santo Domingo (Foto: Erika Santelices/ Arquivo AFP)Foto de arquivo de 12 de agosto de 2011 mostra
Jozef Wesolowski, ex- núncio do Vaticano em
Santo Domingo (Foto: Erika Santelices/ Arquivo AFP)
O primeiro julgamento no Vaticano de um clérigo acusado de pedofilia começará no dia 11 de julho, anunciou o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, nesta segunda-feira (15).
"O presidente do tribunal de Estado do Vaticano acusou o ex-núncio apostólico da República Dominicana Jozef Wesolowski. A primeira audiência acontecerá em 11 de julho", afirmou.

Wesolowski é ex-arcebispo polonês e diplomata papal que foi destituído do sacerdócio no ano passado após denúncias de pagar crianças para realizar atos sexuais.
Os crimes pelos quais o ex-embaixador foi acusado supostamente foram cometidos durante sua estadia em Roma, entre agosto de 2013 e 22 de setembro de 2014, quando foi detido, assim como durante o período em que atuou como núncio na República Dominicana, entre 24 de janeiro de 2008 e 21 de agosto de 2013.
"No primeiro caso se trata da posse de material pedófilo, um crime que o Papa Francisco incluiu em 2013 na legislação vaticana. No segundo caso, são abusos de menores com base em uma acusação apresentada pelas autoridades judiciais de Santo Domingo", explica o Vaticano.
O religioso é acusado de ter mantido relações com menores de idade em um bairro de Santo Domingo.
"O Tribunal poderá basear-se na análise dos computadores do acusado, mas também em eventuais formas de cooperação judicial internacional, destinadas a avaliar os depoimentos probatórios apresentados pela justiça dominicana", destaca a Santa Sé.
Renúncia de bispos
O Vaticano também anunciou nesta segunda que o Papa Francisco aceitou a renúncia de dois bispos americanos acusados de proteção a padres pedófilos.
O arcebispo de Saint Paul e Minneapolis, monsenhor John Clayton Nienstedt, e seu adjunto, monsenhor Lee Anthony Piche, renunciaram depois que sua diocese foi acusada pelas autoridades dos Estados Unidos de não ter protegido menores de idade em relação a um padre que foi preso por abusos sexuais.
O pontífice aceitou as renúncias com base em um dispositivo do código de direito canônico, que prevê uma punição em caso de falta grave.
O Vaticano não revelou mais detalhes, mas a punição havia sido solicitada por associações de vítimas nos Estados Unidos.
A Santa Sé anunciou na semana passada a criação de uma nova instância do direito canônico para julgar os religiosos acusados de negligência ou de cumplicidade com padres sob seu comando que foram considerados culpados de abusos sexuais.
Esta nova instância não julgará os religiosos na área penal, como acontecerá com Wesolowski, acusado diretamente de crimes de pedofilia.
As medidas de combate aos abusos sexuais de menores ilustram a linha mais severa do Vaticano para enfrentar o problema, que abala a credibilidade da Igreja Católica.
Apesar dos anúncios, no entanto, associações de vítimas afirmam que o Vaticano que não vai suficientemente longe para punir os culpados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário